Esperidião Amin relatou o projeto
Waldemir Barreto/Agência Senado
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (5), acordo entre Brasil e Israel que trata de cooperação nas áreas de ciência e tecnologia (PDL 233/2021). A matéria foi aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE) no último dia 27 de setembro, sob relatoria do senador Esperidião Amin (PP-SC).
O relator registrou que o acordo é bem-vindo, pois aperfeiçoa o antigo relacionamento bilateral de cooperação técnica na área de ciência e tecnologia mediante novo marco normativo. De acordo com Amin, iniciativas do tipo "são sempre alvissareiras, em especial quando se abrem hipóteses de cooperação internacional horizontal".
O acordo, assinado no ano de 2019, busca maximizar a cooperação entre instituições científicas e tecnológicas dos dois países. A cooperação abarca pesquisas científicas e tecnológicas conjuntas; organização de programas científicos e tecnológicos; e incentivo à participação em seminários, workshops e conferências. Visando dar efetividade ao acordo, será criado um comitê diretor para a cooperação em ciência e tecnologia, envolvendo autoridades de ambos os países.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)